segunda-feira, 27 de setembro de 2010

energia solar





Por que instalar um gerador solar de eletricidade?
fonte: Solenerg Engenharia

Para gerar eletricidade na própria casa, energia limpa, sem os impactos

ambientais das usinas geradoras convencionais, sem as incômodas linhas

elétricas, sem produção de nenhum tipo de resíduo, sem fumaça, sem partes

móveis, sem barulho e principalmente porque estamos no Brasil, país tropical,

com muito sol, grandes áreas e muita necessidade de energia, principalmente em

locais isolados e distantes da rede elétrica.



Como o gerador solar produz eletricidade?A célula solar capta a luz gerando eletricidade pelo efeito fotovoltaico, de forma semelhante a uma folha que capta a energia pelo efeito da fotossíntese.


O fóton luminoso transforma-se em uma carga elétrica ao incidir sobre uma lâmina de silício adequadamente tratada e vai carregar uma bateria.Sua fabricação exige uma técnica apurada, um elevado nível de pureza do silício, que é um elemento abundante no Brasil mas difícil de purificar.


A energia produzida pelas células varia com a intensidade da radiação solar e da área iluminada. Cada célula produz muito pouca energia.

É necessário conectar várias células em série. Um módulo normalmente tem 36 células e gera cerca de 12V quando conectado a uma bateria.

É feito para durar mais de 30 anos usando materiais duráveis tais como plásticos de alta durabilidade, vidro temperado e estrutura de alumínio anodizado.

Mas comumente um só módulo também não é suficiente para produzir a energia que se necessita. Vários módulos devem ser ligados em paralelo até se alcançar a quantidade de energia elétrica necessária para o consumo e de acordo com o nível da insolação na região.



Quais são as limitações do gerador solar?O sol não brilha todo o tempo, existe o ciclo natural do dia e da noite, existem os períodos chuvosos ou nublados. Por isso é necessário armazenar a energia gerada durante os períodos ensolarados em baterias elétricas, para usá-la nos períodos sem ou com pouca insolação.

A energia solar é gratuita, mas as células fotovoltaicas e as baterias ainda são relativamente caras. E quanto mais energia se gasta, maior deve ser o número de módulos e baterias instalados e maior o investimento inicial. Por isso é preciso usar eficientemente a energia gerada. Nada de usar as ineficientes lâmpadas incandescentes, só lâmpadas fluorescentes e de LEDs de maior eficiência.

Aquecer água, só com o aquecedor solar, que é outro equipamento completamente diferente. Ferros elétricos, secadores, motores grandes não devem ser ligados ao gerador.



O gerador gera energia quando está nublado?O gerador solar, somente gera energia quando há radiação solar incidindo nas placas.

Nos períodos nublados praticamente não há carregamento das baterias, mas a eletricidade estará disponível para consumo enquanto as baterias tiverem carga suficiente. Por isso o gerador precisa ser muito bem dimensionado para não haver falta de energia nestes períodos nublados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário